O ENVI possui módulos adicionais para acelerar e facilitar a execução de tarefas altamente especializadas, que exigem ferramentas avançadas de análise de imagem. Navegue no menu abaixo para conhecer a funcuionalidade de cada módulo.

Feature Extraction Module - FX

O ENVI Feature Extraction possibilita extrair informações de objetos específicos de interesse, através da classificação por segmentação orientada ao objeto, a partir de todos os tipos de imagens.

A interface fácil e intuitiva permite extrair feições com base nos atributos espectrais, e também atributos espaciais, como por exemplo forma, tamanho e textura. Estes atributos facilitam a extração dos alvos de interesse como veículos, edifícios, estradas, litorais, rios, lagos e campos. A geração de resultados em nuvem de ponto 3D também está disponível, permitindo extrair feições de edifícios, árvores e linhas de energia.

A flexibilidade do fluxo de trabalho do ENVI FX permite aos usuários modificar parâmetros e dados em qualquer etapa do processo. Projetado especificamente para usuários de GIS e totalmente integrado com o software ArcGIS® da ESRI, o ENVI FX inclui fluxos de trabalho passo-a-passo para guia-lo durante a execução de tarefas de análise de imagens complexas.

DEM Extraction Module - DEM

O ENVI DEM Extraction permite a extração de modelos digitais de elevação a partir estereopar de imagens de satélites ou sensores aerotransportados.

Um fluxo de trabalho passo-a-passo guia o usuário através do processo, produzindo DEMs precisos e robustos de praticamente qualquer estereopar de aerofoto ou estereopar de imagens de satélites com RPCs, incluindo sensores como ALOS PRISM, ASTER, CARTOSAT-1, Pleiades, FORMOSAT-2, GeoEye-1, IKONOS, KOMPSAT-2, OrbView-3, QuickBird, RapidEye, SPOT, WorldView-1, WorldView-2, WorldView-3, Ziyuan-3A, dentre outros.

Ainda possui ferramentas que permitem que usuários visualizem imagens 3D em anaglifo, façam medições de construções ou alturas de montanha, editem valores do DEM e extraiam feições 3D.

Atmospheric Correction Module - ACM

Remova a interferência atmosférica das suas imagens com o módulo ENVI Atmospheric Correction. O ENVI ACM fornece detalhes precisos e científicos, criando uma representação verdadeira e confiável das suas cenas.

Esta solução flexível permite a correção atmosférica utilizando técnicas avançadas, baseadas em modelos físicos, realizando processamento em tempo real sobre imagens multiespectrais e hiperespectrais.

Photogrammetry Module

O módulo de fotogrametria do ENVI permite que você faça o registro de imagens para coordenadas a nível do solo e correção geométrica para remover distorções que ocorrem durante a captura da imagem. Este módulo oferece um método confiável e rigoroso de ortorretificação, com capacidades robustas. Um fluxo de trabalho passo-a-passo orienta o usuário durante o processo, produzindo rapidamente resultados precisos.

Este módulo também gera nuvens de pontos 3D e DSM a partir de plataformas de imagem óptica, usando técnicas de fotogrametria que envolvem "detector pixel correlation" e "dense image matching". Esta funcionalidade produz resultados em arquivos .LAS, que podem ser visualizados e processados no ENVI. Os usuários também podem aproveitar os grandes acervos de imagens comerciais e usar o ENVI Photogrammetry para criar produtos de nuvem de pontos e modelos digitais de elevação, onde o uso de imagens LiDAR obtidas com sensores aerotransportados seriam proibitivos devido ao alto custo.

ENVI SARscape

O ENVI SARscape processa e analisa dados SAR adquiridos de todas as plataformas espaciais existentes e das principais plataformas aerotransportadas, transformando dados difíceis de interpretar em informações valiosas.

O SARscape é totalmente integrado ao ENVI, proporcionando o benefício adicional das ferramentas de análise de imagem e da funcionalidade de processamento SAR em um único pacote. Os resultados gerados, podem ser facilmente integrados com outros produtos geoespaciais.

Fornece um conjunto completo de ferramentas para o processamento de dados SAR e fluxos de trabalho passo-a-passo para extração InSAR DEM, Stereo DEM (Radagrammetry), DInSAR displacement map, Amplitude Tracking, Multi-Aperture Interferometry, Amplitude time séries generation, Coherence Change Detection, Coherence RGB, TanDEM-X e bistatic DEM.

Conheça na íntegra todas as novidades do SARscape.

ENVI Crop Science

Operações agrícolas atuam com margens muito estreitas. Um ponto chave para obter bons resultados e máxima rentabilidade é otimizar a quantidade de insumos agrícolas em busca do máximo rendimento. Na prática atingir esse objetivo não é tão simples, já que os métodos convencionais de inspeção de campo são demorados e onerosos. Atrasos na detecção de pragas e/ou infestação de insetos de uma parcela do cultivo pode acarretar a perda de toda a colheita. O manejo da adubação sem monitoramento adequado pode resultar também num alto custo operacional em comparação ao uso controlado de fertilizante num longo prazo.

Atualmente as imagens adquiridas por satélites e Drones/UAV oferecem modos eficientes e eficazes para a inspeção e o monitoramento de culturas em áreas agrícolas. As técnicas de sensoriamento remoto podem, então, ser empregadas na identificação de regiões sujeitas ao estresse do cultivo e indicar exatamente onde atuar para remediar a situação. Este tipo de análise fornece as informações necessárias para determinar quando, onde e quanto de água, pesticidas e fertilizantes são necessários para a produção de uma cultura saudável.

ENVI Deep Learning

A L3Harris Geospatial desenvolveu uma tecnologia comercial de inteligência artificial Deep Learning, projetada especificamente para resolver problemas geoespaciais. O módulo ENVI Deep Learning remove as barreiras à realização de Deep Learning com dados geoespaciais e atualmente está sendo usado para resolver problemas na agricultura, serviços públicos, transporte, defesa e outras áreas.

Nem todo mundo é um especialista em inteligência artifical, pensando nisso a L3Harris Geospatial desenvolveu o módulo ENVI Deep Learning. O módulo possui ferramentas e fluxos de trabalho intuitivos que não exigem programação e permitem que os usuários rotulem dados com facilidade e gerem modelos facilmente.

Também é simples para especialistas fundirem camadas de informações como índices espectrais, resultados de detecção de alvos, resultados do Spectral Angle Mapper ou qualquer outra transformação de dados para criar classificadores mais robustos.

ENVI Opticalscape

O ENVI Opticalscape gera Modelos Digitais de Superfície (DSMs) e imagens ortorretificadas a partir de imagens de satélite e drone, oferecendo aos usuários as ferramentas mais avançadas do setor para preparação de imagens e fusão de dados.

Módulo UAV (drone): O Opticalscape UAV processa várias imagens estéreo para criar imagens em mosaico ortorretificadas, enquanto corrige a orientação do sensor. A geração do DSM é baseada nos algoritmos mais avançados e no mosaico automatizado de imagens ortho.

Módulo Spaceborne (satélite): O Opticalscape Spaceborne processa imagens ópticas estéreo e tri-estéreo adquiridas de satélites para a geração de DSMs e imagens ortho. A geração do DSM é baseada nos algoritmos mais avançados e leva em consideração as novas características dos sensores.

ENVI OneButton

O ENVI OneButton é a solução completa para o processamento de dados coletados por VANTs e aerolevantamento. Com ENVI OneButton você gera produtos georreferenciados em 2D e 3D, orthomosaicos, modelos digitais de elevação (DEM), nuvens de pontos, mosaicos multiespectrais ortorretificados e imagens oblíquas controladas. Os produtos gerados com o ENVI OneButton podem ser utilizados no ENVI para apoiar projetos em indústrias, incluindo agricultura de precisão, serviços públicos, transporte e muito mais.

O exponencial crescimento do mercado de VANTs nos últimos anos, em conjunto com a evolução dos sensores de imageamento, tornaram a captura de imagens aéreas mais econômica e acessível do que nunca. O ENVI OneButton acelera o tempo entre a captura da imagem e a tomada de decisão.